quarta-feira, 2 de setembro de 2009

EVENTOS

Na década de 1950, alguns gerentes de promoções de vendas começaram a controlar segmento com os quais ninguém se importava, dentre eles o evento.

Desde então os eventos adquiriram popularidade, aumento o numero de suas realizações, mas, deixando a desejar na qualidade. Tendo isto foram colocadas exigências para a realização do evento como criatividade, boa estrutura, comunicação e busca por patrocínio.

O livro Eventos de Maria Cecília Giacaglia traz as etapas com suas dificuldades e flexibilidades que se pode ter na realização de um evento, e procura detalhá-las em cada capítulo.

No capítulo um, fala sobre a idéia, a estruturação do projeto no capítulo dois e três, já no capitulo quatro temos a seleção dos recursos, no capitulo cinco temos a arrecadação dos recursos, o planejamento e o plano de vendas no capitulo seis e sete, o contato com os patrocinadores no capitulo oito e por fim, a realização do evento no capitulo nove.


Como foi dito, o capitulo uma fala sobre a seleção e teste das idéias para os eventos. O ramo se expande cada vez mais e, com isso é necessário ser criativo para se destacar.

É importante pensar em várias idéias para que dessas restem poucas, mas realmente boas. Nesse processo de criação temos de observar o que ocorre em nosso redor, pessoas que lêem muito tem a mente aberta, é feito também reuniões para livres discussões e conversas descompromissadas.

As idéias podem surgir de fonte interna, dentro da empresa, caixa de sugestões, pesquisa interna e, também de fonte externa com os clientes, na concorrência e observação dês outros eventos.
Tendo as idéias passa-se por um processo de avaliação e seleção das mesmas. Para que isso ocorra são levados em conta os recursos necessários, pontos fracos e fortes, tendência em longo prazo, o retorno e a demanda.

Selecionado a idéia é necessário apurar se ela irá durar em longo prazo e para isso os promotores do evento saem às ruas em visitas informais a determinados grupos com o material impresso contendo a estratégia, o objetivo, o público-alvo e as características visando à resposta dos clientes e do publico.

Tendo a idéia selecionada e “aprovada” o próximo passo a ser visto é a estruturação da mesma.

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